Nessa série de posts, apresentarei pra você a empresa Rizoma Psicologia e Saúde Integral, em suas sutilezas, as cores e símbolos escolhidos, a materialização de seus propósitos, nos detalhes que representam sua missão, visão e valores.
A ideia é diminuir a distância entre nós, criando possibilidades de maior conexão a partir de entendimento e identificação com a empresa, indo além de consumir seus serviços.
Decidi começar pela cor que compõe nossa identidade visual, o verde.
O verde é mais que uma cor: é uma ideologia, uma esperança e, também, um estilo de vida.
Está associado com o recomeço de um ciclo, com a vitalidade e a fertilidade. Essa característica vai ser combinada com outros dois símbolos da marca: o nome e a imagem do bambu – mas falarei sobre eles na sequência.
Por ser a cor das coisas que crescem no mundo natural, também é associada à riqueza. E por riqueza entendemos valor.
Por isso, num extrapolamento sobre valor, acaba que aquilo que é usado pra mensurar valor, o dinheiro, também seja visto como verde, independente da cor real que as cédulas possuam.
As frutas que não estão maduras são chamadas de “verdes”, independente de sua cor real. Assim, o verde é também a cor da juventude – uma vez que o estágio da imaturidade é associado a esta cor. Essa é uma condição para o desenvolvimento. O maduro não se desenvolve, mas estabiliza e declina. A condição de manter-se em desenvolvimento é o reconhecimento de que sempre há esferas em nós, que estão imaturas, que podem e devem ser desenvolvidas, na direção de uma plenitude existencial (embora esse ponto seja deveras utópico, mas é um norte que alinha a jornada com valores de constante aprendizado e lapidação).
Dessa forma, o verde simboliza tanto o vigor, quanto a renovação, fertilidade e perseverança. Essa cor tem relação forte com a natureza e os seus elementos. Seja em tons mais claros ou intensos, o verde costuma ser a escolha de quem deseja ter proteção e contentamento com cada coisa na vida.
O verde faz parte da história da arte, e é identificado desde a época dos os povos neolíticos do norte da Europa extraíam o pigmento da folha da árvore de vidoeiro para o tingimento de roupas.
Na Renascença e Idade Média, as classes sociais eram distinguidas pela cor: cinza e marrom eram cores usadas pelos camponeses; o vermelho era a cor da nobreza; e o verde era utilizado por comerciantes, banqueiros e pequeno-burgueses. Assim, sugere-se, pela cor da roupa de Mona Lisa (1503-1517), que ela pertencesse a classe dos comerciantes.
A noiva retratada na pintura O Casamento de Arnolfini (1434), de Jan van Eyck, também veste verde: Giovanna usa um elegante vestido verde, adequado para um retrato de sociedade e de casamento, já que o verde é a cor simbólica da fertilidade. Ela não está grávida – sua pose apenas destaca o ventre, que na época era considerado um ponto de beleza.
O verde foi usado desde o início das atividades de pintura, e nunca perdeu o status de uma cor relevante, por isso, foi associado à abastança, abundância e à prosperidade.
Remete à sensação de frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a ideia de ponderação e coerência.
Tem efeito repousante para os olhos. Equaliza as emoções, criando equilíbrio entre a cabeça e o coração, o verde é resultado da soma de azul (racional) e amarelo (emocional).
Foi escolhida para dar uma sensação de relaxamento e calma. Indicar recomeço e bem estar. É uma convocação da cura emocional, proteção e paz.
Entre os outros sentimentos que esta cor desperta, destaque para:
• Perseverança;
• Orgulho;
• Boa sorte;
• Juventude;
• Generosidade;
No consultório, o verde está na parede (verde malva), na decoração (plantas naturais e artificiais), na placa Rizoma.
Nas redes sociais, foi adotado o verde como fundo dos cards.
A logo também foi vestida de verde, e carrega os valores d cor no seu interior (veremos melhor quando falarmos dela).
A cor verde é calmante e curativa. Reconecta com a natureza e a abundância.
Alinha com valores ecológicos, ambientalistas, com a economia circular, com a saúde do planeta, a sustentabilidade.
Psicologicamente, apazigua e gera inspiração, confiança e esperança.
Fisicamente revigora e refresca, uma mistura de estado de tranquilidade e vigilância combinados.
A cor verde combina com a empresa Rizoma Psicologia e Saúde Integral, por ser compatível com a clínica, com o realinhamento que frutifica no cliente, a partir do seu contato com os serviços prestados.
Da mesma forma os cursos e outras práticas terapêuticas da Rizoma, todos reúnem “propósitos verdes”, que beneficiam seu público.
Espero que você tenha curtido conhecer um pouquinho mais sobre a Rizoma Psicologia e Saúde Integral, e que acompanhe a série dos posts de apresentação dos seus símbolos!
Vejo você em breve!
Aos poucos e sempre, você pode e deve ir tomando mais consciência sobre tudo o que influencia seu estado de saúde mental.
Essa é uma tarefa intransferível, diz respeito sobre se responsabilizar sobre sua existência, tomá-la, apropriar-se dela.
Refinar sua qualidade de vida não é sobre investir rios de dinheiro em conforto, mas sim, desenvolver hábitos que contribuam para uma vida saudável integralmente.
Isso é uma tarefa multifacetada e disso virá a possibilidade real de boa saúde mental.
E você pode contar com a Rizoma Psicologia e Saúde Integral para essa construção!
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